O corpo da cantora Preta Gil será levado em cortejo pelo Corpo de Bombeiros após o velório no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (25). O evento, que será aberto ao público das 9h às 13h, contará com um percurso que passará pelas ruas do recém-criado Circuito de Carnaval de Rua Preta Gil, no Centro da cidade, antes de seguir para o Cemitério da Penitência, no Caju, onde ela será enterrada.
A Prefeitura do Rio de Janeiro criou o circuito em homenagem à artista, que era conhecida por comandar o Bloco da Preta, um dos maiores do carnaval de rua carioca, reunindo mais de 750 mil foliões. Preta Gil faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, em decorrência de complicações de um câncer no intestino, diagnosticado em 2023, enquanto realizava um tratamento experimental nos Estados Unidos.
Para facilitar a participação dos fãs, a Prefeitura anunciou interdições e proibições de estacionamento nas ruas ao redor do Theatro Municipal. As restrições começam na noite de quinta-feira (24) e se estendem até a tarde de sexta-feira (25). O cortejo seguirá por um trajeto que inclui a Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Presidente Antônio Carlos e Avenida Brasil, até chegar ao cemitério onde a cantora será sepultada.