A cidade de Corrente, no Piauí, registrou nesta sexta-feira (18) a menor temperatura do ano, com 12,2°C, pela segunda vez em três dias. A marca é inferior à registrada na quarta-feira (16), que foi de 13,4°C. Apesar do frio intenso nas primeiras horas da manhã, os moradores enfrentam altas temperaturas à tarde, que podem chegar a 32°C, além de umidade relativa do ar abaixo de 20%.
A climatologista Sara Cardoso e o diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, explicaram que a amplitude térmica observada é resultado de condições climáticas adversas. Segundo Cardoso, as temperaturas matinais podem cair para 10°C, enquanto as tardes se tornam quentes e secas, características de áreas áridas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para 183 municípios do estado devido à umidade relativa do ar considerada crítica, muito abaixo do ideal de 60% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Werton Costa destacou que a combinação de escassez de chuvas, desmatamento e expansão urbana tem contribuído para a severidade das condições climáticas. Ele ressaltou que a estiagem foi mais intensa do que o previsto, com um início tardio e um encerramento antecipado da temporada chuvosa, agravando a situação de seca na região.