O corpo da cantora Preta Gil chegou ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira, 25, para uma despedida aberta ao público, que ocorrerá das 9h às 13h. A escolha do local foi um desejo da artista, que considerava o espaço emblemático em sua trajetória artística e pessoal. Preta Gil faleceu no domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York, EUA.
Entre os presentes no velório, estão nomes como Gilberto Gil e Sandra Gadelha, pais da cantora, além da madrasta Flora Gil e do filho Francisco Gil, que chegaram ao Brasil na manhã de quinta-feira, 24, no mesmo voo que trouxe o corpo. A neta Sol de Maria e os outros seis irmãos da artista também estarão presentes para prestar suas últimas homenagens.
A cerimônia de despedida afetará a programação do teatro e causará alterações no trânsito nas imediações, conforme anunciado pela prefeitura do Rio de Janeiro. Após o velório, o corpo seguirá em cortejo fúnebre até o Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, onde ocorrerá uma segunda cerimônia, restrita a familiares e amigos, entre 15h e 17h. O corpo será cremado, conforme o desejo de Preta Gil.
A família Gil informou que não haverá trio elétrico ou apresentações musicais durante a despedida, esclarecendo rumores que surgiram após uma entrevista antiga da artista, na qual ela mencionava o desejo de uma despedida festiva com essas características.