A família da cantora Preta Gil retornou ao Brasil nesta quinta-feira, 24, após a morte da artista, ocorrida no último domingo, 20, em Nova York, Estados Unidos. O corpo de Preta Gil foi transportado no mesmo voo que trouxe de volta seu filho, Francisco Gil, a madrasta, Flora Gil, e a neta, Sol de Maria, além da médica da cantora, Roberta Saretta. A informação foi confirmada pela assessoria da artista ao Estadão.
Preta Gil lutava contra um câncer no intestino desde 2023 e estava nos EUA em busca de um tratamento experimental. Em seus últimos momentos, a cantora expressou o desejo de retornar ao Brasil, mas faleceu antes de conseguir embarcar em uma UTI aérea, após passar mal na ambulância a caminho do hospital.
Os pais de Preta Gil, Gilberto Gil e Sandra Gadelha, aguardam a chegada do corpo da filha no Rio de Janeiro, onde será velado. A cerimônia, conforme o desejo da artista, ocorrerá no Theatro Municipal na sexta-feira, 25, com acesso ao público entre 9h e 13h. A artista deixa um legado significativo na música brasileira e será lembrada por sua contribuição à cultura nacional.