O corpo de bombeiros se destaca como a instituição mais confiável do Brasil, alcançando 85 pontos no Índice de Confiança Social (ICS) 2025, conforme divulgado nesta terça-feira (22) pelo Ipsos-Ipec. A pesquisa, que entrevistou 2.000 brasileiros entre os dias 3 e 8 de julho em 131 municípios, revela que as instituições civis, como igrejas e escolas públicas, também gozam de alta confiança, com 67 e 66 pontos, respectivamente.
Além dos bombeiros, a Polícia Federal e as Forças Armadas seguem na lista das instituições mais bem avaliadas, ambas com 66 e 64 pontos, respectivamente. O relatório destaca que a confiança em instituições civis de prestação de serviços se mantém elevada e estável ao longo dos anos, superando a média geral do índice, que ficou em 54 pontos em 2025.
O ICS é calculado em uma escala de 0 a 100, com base nas respostas dos entrevistados sobre seu nível de confiança nas instituições. A confiança no corpo de bombeiros, por exemplo, permanece acima de 85 pontos desde 2009, consolidando sua posição de liderança. Em contraste, a pesquisa aponta uma queda na confiança em instituições políticas, com o Congresso Nacional ocupando a última posição no ranking.
Com uma margem de erro de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%, o estudo também revela variações significativas de confiança entre diferentes faixas etárias, níveis de escolaridade e religiões, mas a predominância das instituições no topo do ranking se mantém consistente entre esses grupos.