A coronel Valdeane Alves foi oficialmente nomeada corregedora-geral da Polícia Militar de Roraima (PMRR) na última segunda-feira (7), pelo comandante-geral da corporação, Overlan Lopes. Valdeane, que se destacou como a primeira mulher a ocupar o cargo de subcomandante-geral da PM entre 2022 e 2024, agora terá a responsabilidade de investigar condutas irregulares e transgressões disciplinares dentro da instituição.
Valdeane Alves, natural do Maranhão e com uma carreira na PM que começou em 2000, já ocupou diversos cargos de relevância, incluindo o de corregedora da PM e comandante do Núcleo de Polícia Comunitária. Sua nomeação para a corregedoria representa um avanço significativo na representação feminina dentro da corporação, que conta atualmente com 383 policiais mulheres, sendo 60 oficiais.
A coronel assume a posição em um momento delicado para a PMRR, que enfrenta investigações sobre desvios de conduta e crimes militares. Ela substitui o tenente-coronel Marcelo Barbosa Rocha, em meio a um contexto de mudanças na liderança da corporação, que recentemente viu a demissão do coronel Francisco Lisboa após sua prisão pela Polícia Federal em uma operação relacionada ao tráfico de drogas e corrupção eleitoral.
Valdeane Alves, graduada em Segurança Pública e com diversas especializações, é casada e mãe de dois filhos. Sua trajetória na PM é marcada por conquistas significativas, incluindo a promoção ao posto de coronel em 2020, tornando-se a primeira mulher a alcançar essa posição na história da Polícia Militar de Roraima.