O Palmeiras foi eliminado nas quartas de final do Mundial de Clubes da FIFA, ao perder para o Chelsea por 2 a 1, na última sexta-feira, na Filadélfia, Estados Unidos. A derrota gerou reações de seus rivais, Corinthians e São Paulo, que aproveitaram a ocasião para provocar o clube alviverde nas redes sociais.
O Corinthians publicou uma imagem de seu mascote, o mosqueteiro, segurando as taças do Mundial conquistadas em 2000 e 2012, ao lado de um porco de terno verde sendo deportado dos Estados Unidos. A legenda da postagem, "Mundial é para poucos!", remete a uma provocação anterior do Palmeiras, que havia compartilhado uma imagem semelhante após a eliminação do Corinthians na fase preliminar da Copa Libertadores em maio.
Em seguida, o São Paulo também se manifestou, publicando uma imagem de seu mascote, Santo Paulo, tirando uma selfie no Morumbi com a legenda: "Bom dia só para quem é tricampeão mundial". Apesar da intenção de provocar, a postagem gerou reações negativas entre os torcedores são-paulinos, que criticaram a má fase da equipe.
O São Paulo é tricampeão mundial, tendo conquistado o título em 2005 após vencer o Liverpool, além de ter vencido o Barcelona e o Milan nas Taças Intercontinentais de 1992 e 1993, respectivamente. O Corinthians, por sua vez, venceu o Mundial de Clubes em 2000 e 2012, derrotando o Vasco e o Chelsea, respectivamente.