A Coreia do Norte finalizou a construção de um novo píer na estação de lançamento de satélites Sohae, conforme revelado por imagens de satélite analisadas pela empresa ICEYE. A estrutura, que foi registrada em fotos tiradas em 9 de julho, permitirá o transporte de componentes maiores, facilitando lançamentos de foguetes de maior alcance. A modernização da estação, que inclui um novo cais e embarcações, foi determinada pelo líder Kim Jong Un em 2022, visando aprimorar a capacidade de lançamentos de satélites militares.
De acordo com a ICEYE, o projeto levou cerca de 28 meses para ser concluído. A estação Sohae já foi utilizada para colocar um satélite em órbita e realizar testes de componentes de mísseis, com tecnologias semelhantes às empregadas em mísseis balísticos intercontinentais (ICBM), segundo autoridades da Coreia do Sul e dos Estados Unidos. Apesar de uma falha em um lançamento recente em maio de 2024, Kim Jong Un reafirmou a importância do programa de vigilância espacial para a defesa do país.
Imagens capturadas entre dezembro de 2023 e julho de 2024 pela Planet Labs também documentam a evolução da construção do píer. Além disso, o programa de monitoramento 38 North, baseado em Washington, indica que a Coreia do Norte continua a expandir sua infraestrutura ferroviária e rodoviária na região. Autoridades sul-coreanas sugerem que o regime de Pyongyang pode estar recebendo apoio russo em seu programa de satélites, em troca do envio de soldados para a guerra na Ucrânia.