A Coreia do Norte finalizou a construção de um novo píer na estação de lançamento de satélites Sohae, conforme revelado por imagens de satélite analisadas pela empresa ICEYE. A estrutura, que foi registrada em fotos tiradas em 9 de julho, inclui um cais e embarcações, sugerindo uma operação ativa que permitirá o transporte de componentes maiores, potencializando o desenvolvimento de foguetes de maior alcance.
A ampliação da estação, que leva o nome do líder Kim Jong Un, foi iniciada em 2022 com o objetivo de modernizar a infraestrutura para lançamentos de diferentes tipos de foguetes, incluindo aqueles destinados a satélites militares. Imagens adicionais capturadas entre dezembro de 2023 e julho de 2024 pela Planet Labs também documentam o progresso das obras na costa próxima à estação.
O programa de monitoramento 38 North, baseado em Washington, informou que os trabalhos de expansão da infraestrutura ferroviária e rodoviária na área continuam. A estação Sohae já foi utilizada para colocar um satélite em órbita e para testar componentes de mísseis, com tecnologias semelhantes às de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM), segundo autoridades da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.
Apesar de uma falha em maio de 2024 na tentativa de lançar um satélite espião militar, Kim Jong Un reafirmou seu compromisso com o projeto de vigilância espacial, considerado essencial para a defesa do país. Além disso, autoridades sul-coreanas indicam que a Coreia do Norte pode estar recebendo apoio russo em seu programa de satélites, em troca de apoio militar na guerra da Ucrânia.