O Comitê de Política Monetária (Copom) deve anunciar, nesta quarta-feira (30), a manutenção da taxa Selic em 15%, segundo pesquisa realizada pela XP com gestores de fundos entre 18 e 23 de julho. O consenso no mercado aponta que o ciclo de alta de juros chegou ao fim, levando os gestores a adotar uma postura cautelosa em relação ao mercado de juros e a prever uma leve valorização das ações na Bolsa.
Os gestores projetam uma redução da inflação, com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) estimado em 5,07% até o final do ano, alinhado ao Boletim Focus. O Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 2,35%, ligeiramente acima da previsão do Focus, que é de 2,23%. A pesquisa também revela uma divisão nas estratégias de investimento em renda fixa, com 46% dos gestores optando por posicionamentos Aplicado e Neutro.
No que diz respeito ao câmbio, houve uma mudança significativa nas posições dos gestores, com um aumento nas posições vendidas em relação ao real, que subiram de 33% em junho para 59% em julho. As posições compradas caíram de 67% para 41%. Apesar de uma leve redução na percepção de risco local, o relatório indica um aumento marginal no risco global, refletindo a incerteza em relação à economia.
Na Bolsa, o otimismo leve se reflete em um aumento nas posições compradas, que alcançaram 46%, enquanto 29% dos gestores mantêm posição neutra e 25% estão vendidos. Nos fundos multimercados, a performance tem sido promissora, com retornos acima do CDI, evidenciando a capacidade de navegação em períodos de alta volatilidade e aversão ao risco.