A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) anunciou a paralisação do Sistema Rio Manso neste domingo, 27 de outubro, para a realização de manutenção em uma subestação elétrica e a substituição de duas válvulas no macrossistema. A interrupção do serviço afetará o abastecimento de água em Belo Horizonte e em 15 municípios da Região Metropolitana.
Os trabalhos de manutenção estão programados para ocorrer até as 16h, e a Copasa informou que imóveis com caixa-d'água não devem ser impactados. A companhia também disponibilizará caminhões-pipa para abastecer os reservatórios e atender serviços essenciais durante o período de interrupção.
A normalização do fornecimento de água está prevista para ocorrer gradativamente na segunda-feira, 28 de outubro. No entanto, os bairros mais altos e distantes dos principais reservatórios do Sistema Paraopeba podem enfrentar atrasos na recuperação do abastecimento. A Copasa solicita a colaboração da população para o uso consciente da água durante a manutenção.