Goiânia – Durante reunião no Palácio das Esmeraldas nesta terça-feira (22/7), o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, destacou o papel das cooperativas de crédito como aliadas das empresas goianas na superação da crise comercial com os Estados Unidos. O governador Ronaldo Caiado apresentou medidas de apoio ao setor produtivo, incluindo uma nova linha de crédito para exportadores do estado, com início previsto para agosto.
O governo anunciou a criação de um fundo de investimento baseado em créditos de ICMS da exportação, que destinará R$ 314 milhões para garantir crédito aos setores mais afetados. A taxa de juros será de 10% ao ano, inferior à média dos programas federais, e as empresas beneficiadas deverão manter os empregos.
Luís Alberto Pereira ressaltou que as cooperativas de crédito estão preparadas para colaborar com o governo, destacando que em 2024 foram emprestados R$ 24 bilhões, com juros mais baixos e maior agilidade. O governador Caiado agradeceu o apoio do Sistema OCB/GO e enfatizou a importância de soluções conjuntas para enfrentar os desafios econômicos, especialmente diante do possível impacto do tarifaço americano sobre o agronegócio, que conta com 48 mil agricultores cooperados em Goiás.
A reunião também resultou na formação de um grupo de trabalho integrado por representantes do governo e da iniciativa privada, que irá definir ações para proteger a economia goiana dos efeitos do tarifaço, que pode entrar em vigor no próximo dia 1º de agosto.