O Convento Nossa Senhora do Carmo, localizado em Santos, SP, passará por um processo de restauração após o fechamento em 29 de junho, devido a riscos estruturais. A Província Carmelitana Fluminense é responsável pelas obras, que contarão com suporte técnico e financeiro da Prefeitura de Santos.
A Secretaria de Obras e Edificações (Seobe) da prefeitura está colaborando com o Ministério Público para garantir que as reformas sejam realizadas de acordo com as normas de segurança. Embora a data de reabertura e o custo total das obras ainda não tenham sido divulgados, um Termo de Cooperação foi assinado entre o município e a Província Carmelitana, prevendo a elaboração de projetos para a restauração da igreja, capela e campanário.
O fechamento do convento foi uma decisão dos responsáveis, motivada por inspeções que indicaram a necessidade de medidas preventivas. O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) havia solicitado as inspeções, e a Defesa Civil também elaborou um relatório com recomendações para garantir a segurança do local. A prefeitura aguarda a apresentação de um laudo de vistoria técnica para prosseguir com as análises necessárias.
O arquiteto Ney Caldatto, da Seobe, está liderando a equipe responsável pelo projeto de reforma, que inclui um estudo para o restauro das talhas de madeira dos altares. Além disso, um projeto de iluminação foi finalizado, e serviços de arqueologia foram contratados para identificar elementos históricos que possam contribuir para o restauro. A prefeitura também está preparando um edital para a pesquisa das camadas de pintura dos edifícios históricos do Conjunto do Carmo.