O conselheiro do presidente dos Estados Unidos, Peter Navarro, afirmou nesta sexta-feira, 11, que a taxa de juros americana está "50 pontos-base acima do que deveria estar". Em entrevista à Bloomberg TV, Navarro reiterou as críticas de Donald Trump ao presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, alegando que a atual política monetária está dificultando a criação de empregos e o crescimento econômico no país.
Navarro declarou que o mercado de títulos vê Powell de forma negativa, referindo-se a ele como "um palhaço". Ele argumentou que, caso a inflação aumente com os juros baixos, a solução seria reverter essa situação. "Powell é um 'animal político'", acrescentou o conselheiro, enfatizando a necessidade de uma revisão na política de juros.
Além das críticas à política monetária, Navarro comentou sobre a tarifa de 35% imposta ao Canadá na quinta-feira, 10, por Trump, esclarecendo que essa tarifa não se aplica aos produtos do Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA). Ele destacou que a Seção 232, que permite ao presidente impor tarifas por meio de ação executiva, tem como objetivo "fortalecer a base de defesa" do país. Essa seção já foi utilizada para a imposição de tarifas sobre aço e alumínio, e Trump planeja aplicar uma tarifa de 50% sobre o cobre a partir de agosto.