O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), afirmou nesta quarta-feira (16) que o Congresso Nacional está unido na defesa dos interesses brasileiros após o anúncio do governo dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil, a partir de 1º de agosto. Alcolumbre fez a declaração após uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
Alcolumbre destacou a importância do Poder Legislativo em proteger a soberania nacional e os empregos dos brasileiros, enfatizando que a condução das negociações deve ser liderada pelo Poder Executivo. Ele elogiou a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de delegar a Alckmin a coordenação de um comitê para discutir soluções para as medidas anunciadas pela Casa Branca.
O presidente da Câmara, Hugo Motta, ressaltou que a ameaça dos EUA gerou um momento de unidade nacional em prol da proteção da indústria e dos empregos brasileiros. Ele lembrou que, em abril, o Congresso aprovou a Lei da Reciprocidade Comercial, que permite ao governo brasileiro adotar medidas contra países que impõem barreiras aos produtos nacionais. Motta reafirmou que o Parlamento está pronto para agir rapidamente em apoio ao Executivo, garantindo que decisões externas não interfiram na soberania do Brasil.