O Congresso Nacional realizará uma sessão solene na próxima terça-feira (5), às 11h, no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília, em homenagem aos 90 anos do programa A Voz do Brasil. A cerimônia reunirá parlamentares, autoridades dos três Poderes e convidados, celebrando a importância do programa na comunicação pública do país.
A Voz do Brasil, que teve sua primeira transmissão em 22 de setembro de 1935 sob o nome A Hora do Brasil, é um marco na história da radiodifusão nacional. Produzido de forma integrada pelos setores de comunicação do Executivo, Legislativo e Judiciário, o programa é veiculado obrigatoriamente por todas as rádios do Brasil de segunda a sexta-feira, entre 19h e 22h, e é reconhecido como um importante instrumento de transparência e integração nacional.
A homenagem foi proposta por um grupo de senadores e deputados, que destacaram o papel do rádio como meio de comunicação de amplo alcance, especialmente nas regiões mais remotas do país. O programa destina 25 minutos ao Executivo, 20 minutos à Câmara dos Deputados, 10 minutos ao Senado e 5 minutos ao Poder Judiciário, com a participação do Tribunal de Contas da União três vezes por semana.
As celebrações deste ano incluem o lançamento de um selo dos Correios e uma moeda comemorativa da Casa da Moeda do Brasil, além de uma nova identidade visual e atualização da trilha sonora do programa, que mantém como tema principal a famosa composição “O Guarani”, de Carlos Gomes.