Na noite de quarta-feira (16), dois homens, identificados como Gabriel Ferreira de Abreu, de 21 anos, e Kauan de Oliveira Melo, de 20, morreram em um confronto com policiais do Grupo Tático Aéreo (GTA) no bairro do Coração, na Zona Oeste de Macapá. Ambos são suspeitos de serem 'executores' da facção criminosa Comando Vermelho no Amapá.
A operação, denominada Protetor, foi desencadeada após informações sobre um grupo armado em deslocamento do município de Santana para Macapá, com a intenção de abastecer uma base de tráfico de drogas na região. Policiais do GTA, em colaboração com a Coordenadoria de Inteligência e Operações Especiais (Ciop) e o 4º Batalhão da Polícia Militar, se dirigiram ao local indicado na rua do Trilho.
Durante a abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram interceptados e iniciaram disparos contra os policiais. Ambos foram feridos e, posteriormente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou suas mortes. A Polícia Científica do Amapá (PCA) foi acionada para realizar a remoção dos corpos.
Além dos dois homens, uma mulher de 26 anos, identificada como Luane Antunes dos Santos, foi presa durante a operação. Com ela, foram apreendidos três tabletes de maconha, celulares e materiais utilizados para o preparo de entorpecentes. A polícia informou que todos os envolvidos tinham passagens pelo Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) por crimes relacionados ao tráfico de drogas e organização criminosa.