A Confraria do Fraga, situada no bairro da Cidade Velha em Belém, conquistou o título de melhor comida de boteco do Brasil em 2025 durante o concurso Comida di Buteco. A competição, que ocorreu na última terça-feira (1º) em São Paulo, reuniu os vencedores regionais de 27 circuitos, destacando a diversidade da culinária brasileira.
O petisco campeão, intitulado "Capitão do Sertão de Virgulino Lampião e Maria Bonita", combina ingredientes do sertão nordestino com sabores típicos da Amazônia, como carne-de-sol suína, baião-de-dois, jabá, jambu, queijo coalho e cheiro-verde, todos empanados em cuscuz de chicória. A criação foi elogiada por jurados e público, que avaliaram aspectos como sabor, atendimento e higiene.
O segundo lugar ficou com o Bar do Durante, de Campinas (SP), enquanto o Nunes Bar, do Vale do Aço (MG), ocupou a terceira posição. Nesta edição, o concurso registrou um recorde de participação, com mais de 1,5 milhão de votos, evidenciando a forte conexão dos brasileiros com a cultura dos botecos.
Celebrando 25 anos de tradição, o Comida di Buteco desafiou os participantes a criarem petiscos inéditos, reafirmando o Pará como um importante polo da culinária brasileira de raiz com a vitória da Confraria do Fraga.