A confiança do consumidor no Brasil registrou um aumento de 0,8 ponto em julho em comparação a junho, atingindo 86,7 pontos, conforme divulgado nesta sexta-feira, 25, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) também apresentou um avanço de 0,6 ponto em médias móveis trimestrais, alcançando 86,4 pontos.
Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre, destacou que a recuperação da confiança, após uma queda em junho, é impulsionada principalmente pelos consumidores de menor renda. A melhora nas avaliações sobre a situação atual e as expectativas futuras da economia foi moderada, refletindo um cenário ainda incerto.
O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 0,5 ponto, para 83,4 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 0,7 ponto, alcançando 89,4 pontos. No entanto, os indicadores que medem as expectativas sobre a economia futura apresentaram quedas significativas, com a situação financeira futura da família recuando 6,2 pontos.
A pesquisa revelou que a alta na confiança dos consumidores variou entre as diferentes faixas de renda. Os consumidores com renda de até R$ 2.100,00 apresentaram um aumento de 7,4 pontos, enquanto aqueles com renda acima de R$ 9.600,01 tiveram um crescimento mais modesto de 0,5 ponto. As demais faixas de renda mostraram queda na confiança, segundo os dados da FGV.