O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Catarina (Conede/SC) iniciou esta semana um roteiro de capacitações regionais voltado para conselhos municipais. Os encontros, que começaram em Mafra e seguem para Rio Negrinho nesta quarta-feira, 16, têm como objetivo fortalecer a atuação dos conselhos e discutir políticas públicas para pessoas com deficiência.
O vice-presidente do Conede/SC, Jairton Fabeni Domingos, e o secretário-executivo, Alexandre Belino, estão presentes nos eventos. Em Mafra, o foco principal foi a reativação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que estava inativo há mais de cinco anos. Durante a capacitação, novos conselheiros foram orientados sobre a importância de suas funções e o impacto das políticas públicas na vida das pessoas com deficiência.
Além da reativação do conselho, os encontros abordam temas relevantes como capacitismo, acessibilidade e inclusão, visando promover o respeito e a dignidade das pessoas com deficiência em todos os setores da sociedade. As capacitações são uma iniciativa essencial para garantir que as políticas públicas sejam efetivas e inclusivas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida desse grupo.
Para mais informações, a jornalista Helena Marquardt, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, está disponível pelo telefone (48) 3664-0916 ou pelo e-mail ascom@sas.sc.gov.br.