O Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025, que oferece 3.652 vagas em órgãos públicos federais, terá suas provas realizadas em duas etapas. A primeira fase, uma prova objetiva com questões de múltipla escolha, ocorrerá no dia 5 de outubro. A segunda fase, uma prova discursiva, está agendada para 7 de dezembro e será destinada apenas aos candidatos aprovados na fase anterior.
As inscrições para o concurso estão abertas até 20 de julho e os salários iniciais variam de R$ 4 mil a R$ 16,4 mil, dependendo do cargo. A prova objetiva será aplicada simultaneamente em todo o Brasil e contará com questões divididas entre conhecimentos gerais e específicos, com duração de 5 horas para nível superior e 3h30 para nível intermediário.
Na segunda fase, os candidatos de nível superior deverão responder a duas questões discursivas em três horas, enquanto os de nível intermediário farão uma redação dissertativa-argumentativa em duas horas. O edital, que unifica as informações sobre as vagas e critérios de seleção, foi apresentado pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.