A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) deu início nesta terça-feira (15/7) à recuperação dos meios-fios da capital goiana, com serviços de recomposição, alinhamento e nivelamento. Esta ação marca a primeira vez que a Comurg realiza esse tipo de intervenção, começando pelo Setor Cidade Jardim, com planos de expansão para outras áreas da cidade posteriormente.
Goiânia conta com mais de sete milhões de metros lineares de meios-fios, dos quais aproximadamente 30% apresentam danos, como quebras, desníveis e desalinhamentos. A iniciativa visa não apenas melhorar a estética urbana, mas também facilitar a manutenção dos espaços públicos e garantir a segurança dos pedestres.
Os serviços estão sendo executados manualmente por uma equipe de 14 servidores do Departamento de Obras da Comurg, que atuam tanto em meios-fios de pedra quanto nos modelos contínuos. Sempre que possível, as peças desalinhadas são reaproveitadas, e, quando necessário, a substituição ou nova instalação é realizada com peças fabricadas pela própria companhia.