Os comitês do Sistema Nacional de Participação Social na Comunicação Pública (Sinpas) elegeram seus presidentes em reuniões virtuais realizadas nos dias 8 e 9 de julho. Ana Fleck, do Instituto Imersão Latina, foi escolhida para presidir o Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cpadi), enquanto Pedro Rafael Vilela, representante do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC), assumirá a liderança do Comitê Editorial e de Programação (Comep).
As reuniões também resultaram na aprovação do regimento interno e na posse dos membros titulares e suplentes. Ana Fleck destacou a importância da comunicação pública para a democracia e a necessidade de consolidar o Sinpas, após quase nove anos sem instâncias de participação social na Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Pedro Rafael Vilela ressaltou que a instalação dos comitês representa um novo capítulo na comunicação pública brasileira, enfatizando o papel fundamental da participação social no acompanhamento da programação das emissoras públicas. O diretor-presidente da EBC, Jean Lima, também comentou sobre a diversidade de representações nos comitês, que visam promover a pluralidade e a inclusão na comunicação pública.
Os comitês foram instituídos após um decreto assinado pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin em 5 de junho, com a expectativa de que as reuniões do Comep ocorram mensalmente e do Cpadi trimestralmente. O Comep se dedicará a garantir a participação da sociedade civil na radiodifusão, enquanto o Cpadi focará na promoção da diversidade e inclusão na programação das emissoras operadas pela EBC.