Astrônomos confirmaram nesta quarta-feira (02/07) a detecção do cometa 3I/ATLAS, um objeto interestelar que atravessa o sistema solar a uma velocidade de até 60 km/s. Classificado como o terceiro visitante interestelar já observado pela humanidade, o cometa foi identificado pelo projeto de monitoramento de asteroides Atlas, financiado pela NASA, e possui um diâmetro estimado entre 10 e 20 quilômetros.
De acordo com Richard Moissl, oficial de defesa planetária da Agência Espacial Europeia (ESA), a trajetória do cometa indica que ele não orbita o Sol, mas vem do espaço interestelar e retornará para lá. Moissl garantiu que não há risco de colisão com a Terra, já que o cometa passará pela órbita de Marte.
O cometa, que é composto principalmente de gelo, deve se tornar cada vez mais brilhante até o final de outubro, permanecendo visível com telescópios até o próximo ano. Essa descoberta é significativa, pois 3I/ATLAS é o terceiro objeto interestelar detectado, seguindo Oumuamua em 2017 e 2I/Borisov em 2019.