Um treinamento de rotina da Esquadrilha da Fumaça resultou em um acidente aéreo na manhã desta quarta-feira (30), quando dois aviões da equipe colidiram no ar entre os municípios de Descalvado e Porto Ferreira, no interior de São Paulo. O incidente ocorreu por volta das 10h30 durante um voo de preparação, envolvendo aeronaves do modelo A-29 Super Tucano, que são utilizadas pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).
Após a colisão, uma das aeronaves caiu, mas o piloto conseguiu se ejetar com segurança e não houve feridos. O outro avião envolvido na colisão conseguiu pousar em segurança. Segundo informações do Comando da Aeronáutica, a colisão aconteceu em uma área desabitada, previamente designada para esse tipo de atividade.
O piloto que se ejetou está consciente e passa por exames médicos de rotina, conforme os protocolos da corporação. Equipes do Corpo de Bombeiros de Porto Ferreira foram acionadas e permanecem no local do acidente, enquanto investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) se deslocam para iniciar a apuração do ocorrido.