Na noite de quarta-feira, 9, um desmoronamento em um túnel industrial em Los Angeles deixou 31 trabalhadores da construção civil em situação de risco, a 121 metros de profundidade e a até 9,6 quilômetros da única saída. Os operários, que estavam envolvidos em um projeto de quase US$ 700 milhões para transportar águas residuais tratadas para o Oceano Pacífico, conseguiram escapar após horas de tensão, sem ferimentos graves.
De acordo com o chefe do Corpo de Bombeiros, Ronnie Villanueva, os trabalhadores enfrentaram um percurso difícil, escalando mais de 3,6 metros de terra solta antes de serem resgatados. As equipes de emergência conseguiram alcançá-los após um esforço conjunto, utilizando um guindaste para içá-los para fora do túnel, onde foram recebidos por familiares e autoridades.
Os relatos dos trabalhadores indicam que, durante o desmoronamento, ouviram sons estranhos e enfrentaram a pressão da água que entrava no túnel. Um dos irmãos de um dos trabalhadores, Arally Orozco, afirmou que seus irmãos estavam traumatizados e temiam pela própria vida enquanto tentavam encontrar uma saída. O projeto de escavação, que estava em andamento há dois anos, não havia apresentado problemas até o incidente, segundo o porta-voz dos Distritos Sanitários do Condado de Los Angeles, Michael Chee.