A Coca-Cola revelou nesta terça-feira (22) que irá lançar uma versão de sua bebida adoçada com açúcar de cana nos Estados Unidos, em resposta a um pedido do presidente Donald Trump feito na semana anterior. A nova receita, que já é utilizada em países como Brasil, México e Reino Unido, visa substituir o xarope de milho atualmente empregado na produção do refrigerante americano.
O CEO da Coca-Cola, James Quincey, confirmou que a empresa já utiliza açúcar de cana em suas outras linhas de produtos, como chá e limonada. A nova fórmula deve chegar ao mercado norte-americano no outono deste ano, conforme anunciado pela companhia.
Analistas de mercado indicam que, para atender à demanda por açúcar de cana nos EUA, a Coca-Cola precisaria importar o ingrediente do Brasil, maior produtor mundial. Contudo, a empresa afirmou que a bebida será feita com açúcar produzido internamente. Atualmente, os EUA consomem cerca de 11 milhões de toneladas de açúcar anualmente, mas produzem apenas 8 milhões, necessitando importar entre 3 a 5 milhões de toneladas, dependendo da safra.