O Círio Simbólico das Canoas, parte das celebrações do Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio, reuniu centenas de devotos na tarde do último domingo, 27 de julho de 2025, em Oriximiná, no oeste do Pará. O evento, que rememora o primeiro círio fluvial realizado em 1946, teve início com a trasladação da imagem do santo da Igreja Matriz até o Porto da Barreirinha, onde foi abençoada pelo Padre Nilton Mendes.
Às 17h30, a imagem foi embarcada em uma canoa decorada e acompanhada por diversas embarcações enfeitadas, simbolizando a tradição das primeiras procissões. Após o percurso fluvial, a imagem chegou ao porto da cidade e foi conduzida em procissão terrestre até o cliper de Santo Antônio, onde uma missa foi celebrada às 19h30.
O Círio Simbólico das Canoas é uma iniciativa da família Aragão em homenagem ao padroeiro da cidade e faz parte das festividades que antecedem o 79º Círio Noturno Fluvial de Santo Antônio de Pádua, programado para o próximo domingo, 3 de agosto. As celebrações incluem uma série de eventos religiosos e culturais, com o tema deste ano sendo “Santo Antônio: testemunha da esperança que não decepciona”.
A programação do Círio Noturno contará com uma balsa decorada, cujo projeto é coordenado por Leandro Lobato, que promete unir tradição e modernidade na decoração. As festividades se estenderão até 17 de agosto, com diversas atividades para a comunidade, incluindo missas e noites culturais.