Cingapura foi classificada como o país com o passaporte mais poderoso do mundo, segundo o Henley Passport Index, divulgado nesta terça-feira, 22 de outubro. O passaporte cingapuriano permite acesso a 193 países sem a necessidade de visto prévio, mantendo a liderança que já ocupou no ano anterior. Em segundo lugar, Coreia do Sul e Japão garantem entrada em 190 destinos, enquanto sete países da União Europeia, incluindo Alemanha e França, ocupam a terceira posição com 189 países acessíveis.
O Brasil, por sua vez, ocupa a 16ª posição, ao lado da Argentina e de San Marino, permitindo a visita a 170 nações sem visto. Este é o melhor desempenho do passaporte brasileiro desde 2010, quando chegou a estar na 28ª colocação. O passaporte nacional oferece acesso a países como Alemanha, China e Angola, mas não permite entrada sem visto na América do Norte.
Os Estados Unidos, que já lideraram o ranking em 2006 e 2014, caíram para a 10ª posição, sua pior colocação desde a criação do índice. Com acesso a 182 países, os EUA perderam o direito de entrada sem visto em seis nações entre 2024 e 2025. O Reino Unido, que também já foi o mais poderoso, ocupa atualmente a 6ª posição, com 186 destinos acessíveis.
O Henley Passport Index é elaborado com dados da Autoridade Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e analisa 199 passaportes em relação a 227 destinos de viagem. Na base do ranking, o Afeganistão figura como o país com o passaporte menos poderoso, permitindo entrada em apenas 25 países.