Cingapura ocupa a primeira posição no Henley Passport Index, divulgado nesta terça-feira, 22, pela consultoria Henley&Partners. O passaporte do país asiático permite acesso a 193 destinos sem a necessidade de visto prévio, mantendo a liderança que já conquistou no ano anterior. Na sequência, Coreia do Sul e Japão compartilham a segunda posição, com 190 países liberados para seus cidadãos.
O terceiro lugar é ocupado por sete países da União Europeia, incluindo Alemanha, Dinamarca e Espanha, que oferecem acesso livre a 189 nações. O ranking também revela que o passaporte brasileiro, que ocupa a 16ª posição, permite a entrada em 170 países, igualando-se à Argentina e a San Marino. Esta é a melhor colocação do Brasil desde 2010, quando chegou a estar em 28º lugar.
Os Estados Unidos, que já lideraram o ranking em anos anteriores, caíram para a 10ª posição, com acesso a 182 países, sua pior colocação desde a criação do índice. O Reino Unido, por sua vez, ocupa a 6ª posição, com 186 destinos liberados. O Henley Passport Index é baseado em dados da Autoridade Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e analisa 199 passaportes em relação a 227 destinos ao redor do mundo.