Cinco homens foram detidos em Fortaleza no último domingo (13) por tentarem fraudar o concurso público para soldado da Polícia Militar do Ceará. As prisões ocorreram em diferentes bairros da cidade, incluindo Benfica, Fátima e Cidade 2000, onde os suspeitos foram flagrados com documentos falsos e equipamentos eletrônicos.
Na primeira ocorrência, um fiscal identificou um homem de 40 anos tentando realizar a prova no lugar de outro candidato na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele foi autuado por falsidade ideológica. Em Fátima, um candidato de 28 anos foi preso com um documento falso e um celular escondido no calçado, confessando que realizava a prova em nome de outra pessoa, sendo autuado por uso de documento falso e associação criminosa.
No bairro Cidade 2000, três homens, naturais de Pernambuco, foram encontrados em uma residência com diversos eletrônicos, incluindo transmissores e receptores, que seriam utilizados para fraudar o certame. Os indivíduos, de 23, 30 e 40 anos, foram autuados por associação criminosa.
O concurso, que atraiu 50.995 inscritos para 1.000 vagas, ocorreu em 90 locais e 1.382 salas de aplicação em Fortaleza e municípios adjacentes. O salário inicial para os aprovados é de R$ 5.568,64, com cerca de 5 mil colaboradores envolvidos na organização do evento.