O cientista político Steven Levitsky, professor da Universidade de Harvard e autor do livro 'Como as democracias morrem', declarou que o Brasil está lidando de forma mais eficaz com as ameaças à sua democracia em comparação com os Estados Unidos. Em entrevista à BBC News Brasil, na segunda-feira (21), Levitsky ressaltou que, no momento atual, as instituições brasileiras estão funcionando melhor do que as americanas.
Levitsky elogiou a resposta coordenada das autoridades brasileiras, especialmente do Supremo Tribunal Federal (STF), às tentativas de ruptura institucional após as eleições de 2022. Ele traçou um paralelo com a hesitação observada na resposta dos EUA à invasão do Capitólio em 2021, embora tenha alertado que o STF deve adotar uma postura mais contida após a superação da crise institucional.
Em relação às recentes ações do ex-presidente Donald Trump contra o Brasil, Levitsky criticou as tarifas e sanções impostas, classificando-as como intimidações que minam a democracia brasileira. Ele argumentou que a atual postura da Casa Branca é impulsiva e desinformada, comparando-a a intervenções passadas dos EUA na América Latina durante a Guerra Fria. Para Levitsky, a resistência do Brasil a essa pressão é não apenas legítima, mas também potencialmente eficaz.