A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) anunciou, nesta quarta-feira (16), durante a Fenaostra em Florianópolis, o lançamento de um novo serviço de mensagens de texto (SMS) destinado a maricultores do estado. O objetivo é facilitar a comunicação sobre interdições e liberações de áreas de cultivo de moluscos bivalves, como ostras e mexilhões, garantindo mais agilidade na divulgação de informações sanitárias.
Atualmente, 292 maricultores estão cadastrados para receber as mensagens, que também incluirão dados sobre a presença de algas nocivas e ficotoxinas. A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, ressaltou que a iniciativa atende à demanda dos produtores, proporcionando acesso rápido e direto às informações necessárias para decisões mais seguras.
O gestor do Departamento Estadual de Gestão da Tecnologia da Informação da Cidasc, Raphael Delvan, destacou que o serviço utiliza tecnologia acessível, permitindo que os maricultores se organizem melhor diante de interdições. Além disso, a Cidasc está disponibilizando QR Codes para restaurantes, facilitando o acesso dos consumidores aos resultados das análises laboratoriais.
A Cidasc também reafirmou seu compromisso com a Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo que os maricultores possam atualizar seus dados e cancelar o recebimento das mensagens a qualquer momento. O serviço visa fortalecer a maricultura catarinense, que é a maior produtora e exportadora de ostras do Brasil.