Um ciclone que se afasta para alto mar continua a causar ventos intensos em Santa Catarina nesta terça-feira, 29 de outubro. Rajadas de vento do quadrante sudoeste/sul são esperadas, especialmente nas regiões do centro ao leste do estado, onde a velocidade média varia entre 30 e 40 km/h, podendo atingir até 70 km/h. O fenômeno gera riscos moderados de destelhamentos e quedas de galhos e árvores.
Além dos ventos, a combinação do ciclone com a fase da lua aumenta a possibilidade de alagamentos costeiros, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Os picos de maré estão previstos para a tarde de hoje e a madrugada de amanhã, com horários específicos em várias localidades, como Florianópolis e Itajaí.
O mar permanece agitado, com ondas que podem alcançar até 5 metros, o que representa um risco alto a muito alto para ressaca. As autoridades recomendam cautela em atividades de pesca e navegação. Além disso, uma massa de ar frio e seco traz temperaturas mínimas abaixo de 5°C em áreas do Grande Oeste e Planaltos, enquanto no litoral, os termômetros não devem passar de 10°C.
A previsão para quarta-feira, 30, indica tempo firme e predominância do sol, embora o mar continue agitado. As temperaturas devem começar a subir gradativamente durante a tarde, mas o frio ainda será sentido nas noites e madrugadas. O tempo ensolarado deve persistir até o fim da semana, sem previsão de novos riscos meteorológicos.