Um ciclone que se formou no Rio Grande do Sul está causando instabilidade climática nos três estados da região nesta segunda-feira (28). O fenômeno resultou em pancadas de chuva de intensidade moderada e ventos fortes, com rajadas de até 90 km/h no leste gaúcho, Santa Catarina e Paraná. No Rio Grande do Sul, as rajadas variaram entre 50 e 70 km/h.
Além da região Sul, o ciclone também afetou o Sudeste, onde, na manhã de hoje, São Paulo registrou chuvas e ventos intensos, incluindo a queda de uma árvore sobre um veículo na zona leste da capital. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para vendaval, com ventos entre 60 e 100 km/h, válido até o final do dia.
Os alertas se estendem para ventos costeiros, abrangendo o litoral do Paraná até o Espírito Santo, com previsão de vigência até terça-feira (29). O Inmet também indicou a possibilidade de queda de granizo, especialmente em áreas serranas.
Em relação à previsão do tempo, a capital paulista deve enfrentar temperaturas entre 10 e 16 graus Celsius a partir de terça-feira, com mínima prevista de 8 °C na quarta. Enquanto isso, o restante do estado e as regiões do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo devem ter dias ensolarados. No Nordeste, há risco de temporais na costa leste, enquanto o Centro-Oeste verá chuvas apenas em Mato Grosso do Sul, com tempo firme nos demais estados da região.