Santa Catarina inicia a semana sob a influência de um ciclone extratropical que se formou no mar, entre os litorais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nesta segunda-feira, 28, o fenômeno provoca chuvas fracas e isoladas, especialmente nas regiões Sul e Oeste do estado, após um fim de semana marcado por instabilidades e temporais em todo o território catarinense.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC) emitiu alertas sobre os ventos, que podem superar os 80 km/h no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. As rajadas médias variam entre 30 e 40 km/h, representando riscos de quedas de galhos, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
No litoral, a combinação de ventos intensos e mar agitado pode resultar em ondas superiores a 4 metros, especialmente até quarta-feira, 30. A maré elevada, influenciada pelos ventos e pela fase da lua, pode causar alagamentos costeiros, com maior risco na tarde de segunda-feira e nas madrugadas de terça-feira.
Com a movimentação do ciclone para o oceano, uma massa de ar frio e seco deverá avançar sobre o estado, provocando uma queda nas temperaturas e a possibilidade de neve ou chuva congelada nas áreas mais altas do Planalto Sul entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira. A Defesa Civil recomenda que a população fique atenta aos avisos oficiais e adote medidas preventivas.