Uma massa de ar em rotação, originada de uma área de baixa pressão, formará um ciclone extratropical a partir desta segunda-feira (28) no Brasil. Segundo a MetSul Meteorologia, o fenômeno deve provocar chuvas intensas e rajadas de vento que podem alcançar até 130 km/h, afetando principalmente as regiões Sul e Sudeste do país.
O ciclone se formará após a baixa pressão que atua desde domingo (27) no Rio Grande do Sul, onde já foram registradas chuvas em todo o estado. À medida que o sistema avança para o Oceano Atlântico, a intensidade dos ventos aumentará, impactando áreas do Sul do Rio Grande do Sul, Leste de Santa Catarina, Leste do Paraná e Leste de São Paulo, com destaque para o litoral Sul catarinense.
A MetSul também emitiu um alerta sobre os possíveis danos causados pelos ventos fortes, que incluem destelhamentos, queda de placas e estruturas, além de interrupções no fornecimento de energia elétrica. Os efeitos mais significativos devem ser sentidos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, enquanto em São Paulo, a alta densidade populacional pode resultar em um número elevado de pessoas sem energia elétrica.