Um ciclone extratropical atinge as regiões Sul e Sudeste do Brasil nesta segunda-feira, 28 de julho de 2025, provocando ventos que podem chegar a 100 km/h em áreas do litoral paulista. O fenômeno se formou a partir de um centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul e avança em direção ao oceano, intensificando-se com a passagem de uma frente fria.
A MetSul Meteorologia prevê que na cidade de São Paulo e na região metropolitana, as rajadas de vento variem entre 70 km/h e 80 km/h, com possibilidade de picos isolados de até 100 km/h, especialmente nas áreas costeiras. Entre Florianópolis, em Santa Catarina, e São João da Barra, no Rio de Janeiro, os ventos devem atingir até 75 km/h.
O fenômeno começou a se formar no domingo, 27 de julho de 2025, trazendo chuvas para o Rio Grande do Sul. À medida que se desloca para o Atlântico, o ciclone se desenvolve completamente, afetando principalmente o litoral paulista, o leste de Santa Catarina e o Paraná. Em São Paulo, áreas como o Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, a Capital e a Região Metropolitana estão na rota dos ventos fortes.
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta no domingo, destacando os riscos associados às rajadas intensas, que incluem destelhamentos, queda de árvores e placas, além de possíveis interrupções no fornecimento de energia elétrica.