Nesta segunda-feira (28), um ciclone extratropical provocou chuvas e ventos fortes em diversas regiões do Centro-Sul e Sul do Brasil, com rajadas que podem chegar a 100 km/h. O fenômeno, que se originou no Rio Grande do Sul, está se deslocando para o Sudeste, afetando estados como São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Em São Paulo, a Defesa Civil emitiu um alerta para ventos de até 70 km/h, especialmente nas regiões de Campinas e Vale do Paraíba. A capital paulista já registrou a queda de uma árvore sobre um veículo devido aos ventos intensos. Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a possibilidade de alagamentos e danos em estruturas devido à força do vento.
No Mato Grosso do Sul, a previsão é de chuvas volumosas, com risco de temporais e granizo, após um longo período de seca. A situação climática deve se estender ao longo da semana, com chuvas previstas em várias regiões do país, incluindo o litoral sul da Bahia e o estado de Pernambuco, onde a Defesa Civil local emitiu estado de atenção devido às condições adversas.
A frente fria que acompanha o ciclone também trará uma queda significativa nas temperaturas em São Paulo, com máximas não ultrapassando os 18°C nos próximos dias. O Inmet emitiu alerta amarelo para a possibilidade de queda brusca de temperatura, que deve impactar a população a partir de terça-feira (29).