Duas chuvas de meteoros, Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas do Sul, prometem encantar os observadores do céu na noite de quarta-feira, 30 de julho, e na madrugada de quinta-feira, 31 de julho. O fenômeno, que poderá ser observado em todo o Brasil, foi anunciado pelo Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A chuva de meteoros Alpha Capricornídeos atingirá seu pico na noite de quarta-feira, com uma taxa de até cinco meteoros brilhantes por hora. Segundo o astrônomo Marcelo de Cicco, a velocidade dos meteoros é de 23 km/s e a melhor visualização ocorre entre a meia-noite e o amanhecer, na Constelação de Capricórnio.
Já a Delta Aquáridas do Sul terá seu ápice na madrugada de 31 de julho, com uma taxa de 15 a 25 meteoros por hora e uma velocidade superior, de 41 km/s. Os observadores devem focar na Constelação de Aquário para aumentar as chances de avistamento. O ON recomenda que os interessados busquem locais com pouca poluição luminosa para melhor apreciação do fenômeno.
Essas chuvas de meteoros não apenas proporcionam um espetáculo visual, mas também são importantes para a pesquisa científica, ajudando a entender a composição de detritos espaciais e a formação do Sistema Solar. Além disso, informações obtidas através desses eventos podem auxiliar na proteção de satélites e naves em órbita terrestre.