A Federação Mexicana de Futebol (FMF) anunciou punições ao atacante Javier "Chicharito" Hernández devido a declarações consideradas sexistas feitas nas redes sociais. O jogador do Chivas Guadalajara recebeu uma multa, uma advertência formal e terá sua conduta monitorada. A Comissão de Gênero e Diversidade da FMF classificou as falas de Chicharito como "promotoras de estereótipos sexistas" e que vão contra a igualdade de gênero no esporte. A entidade também informou que um processo de investigação foi aberto e que medidas mais severas poderão ser adotadas em caso de reincidência.
As declarações controversas foram feitas em um vídeo publicado no TikTok e Instagram, onde o ex-jogador de clubes como Manchester United e Real Madrid defendeu que as mulheres deveriam se restringir a papéis tradicionais relacionados ao lar e à família. Chicharito afirmou que as mulheres estão "erradicando a masculinidade" e enfatizou a importância do papel feminino no cuidado do lar e da família.
As falas geraram ampla repercussão negativa tanto no México quanto no exterior. Além das sanções da FMF, o Chivas Guadalajara, clube onde Chicharito atua, também anunciou que tomará medidas em resposta às declarações do jogador. A FMF reafirmou seu compromisso em garantir um ambiente livre de violência no futebol.