A primeira edição do Mundial de Clubes da FIFA com 32 participantes foi encerrada neste domingo, com o Chelsea se consagrando campeão nos Estados Unidos. O novo formato da competição gerou entusiasmo entre os torcedores, que já aguardam a próxima edição, programada para 2029, com uma equipe já classificada.
Dentre as 32 vagas disponíveis, 12 serão destinadas a clubes europeus, enquanto a América do Sul terá seis representantes, incluindo os quatro campeões da Copa Libertadores entre 2025 e 2028, além de dois times selecionados pelo ranking. As regiões das Américas do Norte e Central, África e Ásia contarão com quatro equipes cada, enquanto uma vaga será destinada a um clube da Oceania e outra a um time indicado pelo país-sede.
O Al-Ahli, da Arábia Saudita, foi a primeira equipe a garantir sua participação, após vencer a Champions League da Ásia em 3 de maio deste ano. O Paris Saint-Germain, finalista do Mundial no novo formato e campeão europeu na temporada 2024/25, também já está classificado. Outras duas equipes confirmadas são o Pyramids, do Egito, vencedor da Champions League da África 2024/25, e o Cruz Azul, do México, campeão da Copa dos Campeões da Concacaf deste ano.
O primeiro representante da América do Sul será definido em 29 de novembro, durante a final da Libertadores, que ocorrerá em Lima, Peru. Seis clubes brasileiros estão nas oitavas de final do torneio: Palmeiras, São Paulo, Internacional, Botafogo, Flamengo e Fortaleza.