Na manhã desta terça-feira, 8, o primeiro trem da futura Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo chegou ao Pátio Morro Grande. A concessionária Linha Uni, responsável pela operação da nova linha, anunciou que a entrega dos 22 trens, cada um com seis carros, está programada para os próximos meses. Os trens estão sendo fabricados pela Alstom na cidade de Taubaté.
Cada composição tem capacidade para transportar até 2.044 passageiros e foi projetada em aço inoxidável, permitindo uma velocidade máxima de 90 km/h, além de serem mais leves que os modelos anteriores em aço carbono. A durabilidade estimada das composições é superior a 40 anos.
A Linha 6-Laranja, que conectará as zonas norte e oeste ao centro da capital, deve ser inaugurada parcialmente até o final de 2026, com o trecho entre Brasilândia e Perdizes. O restante do percurso até São Joaquim está previsto para ser concluído em 2027. Até o momento, 19 km de trilhos já foram instalados, e a linha contará com 15 estações ao longo de seus 15,3 km de extensão.
A expectativa é que a nova linha atenda cerca de 633 mil passageiros diariamente, reduzindo o tempo de viagem de uma hora e 30 minutos, atualmente feito de ônibus, para apenas 23 minutos. A Linha 6 também fará integração com outras três linhas do sistema metroviário e ferroviário da cidade, facilitando o deslocamento dos usuários.