O chanceler do Irã, Abbas Araghchi, chega ao Brasil neste sábado, dia 5, para representar seu país na Cúpula de Líderes do Brics, conforme informações da chancelaria iraniana. A cúpula ocorrerá no Rio de Janeiro e, até o momento, a presença oficial de Araghchi não foi confirmada pela organização brasileira. O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, não comparecerá ao evento devido a justificativas ligadas a recentes confrontos com Israel.
Araghchi liderará a delegação iraniana, que vê a cúpula como uma oportunidade para buscar apoio contra os ataques aéreos realizados por Israel e Estados Unidos. No entanto, a negociação por apoio na Declaração de Líderes enfrenta resistência de países como Índia, Egito, Etiópia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, que mantêm laços mais estreitos com Washington e Tel-Aviv.
A base da delegação iraniana será o Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, onde já estão em andamento os preparativos com a reserva de 70 quartos e a presença de cozinheiros iranianos. Além disso, a reabertura do espaço aéreo é uma questão importante para Teerã, pois os bombardeios recentes danificaram o sistema de radares da aviação civil, complicando a logística de voos oficiais do governo iraniano.