Os líderes da Tailândia e do Camboja anunciaram um acordo de cessar-fogo após cinco dias de intensos combates na região fronteiriça, com início em 24 de julho de 2025. O acordo entrará em vigor na próxima segunda-feira, 28 de julho, às 14h (horário de Brasília). As negociações ocorreram em Putrajaya, na Malásia, com a mediação do primeiro-ministro malaio, Anwar Ibrahim, e o apoio dos Estados Unidos e da China.
O conflito, que resultou na morte de pelo menos 36 pessoas, a maioria civis, e na evacuação de mais de 300 mil pessoas, foi desencadeado após a morte de um soldado cambojano em maio. Desde então, ambos os países aumentaram a presença militar na região e se acusaram mutuamente de iniciar os combates, que se tornaram os mais severos entre os vizinhos em mais de uma década.
Em sua declaração, Ibrahim expressou gratidão aos parceiros regionais e às potências globais que contribuíram para o esforço de paz. Ele também sugeriu o envio de observadores para monitorar a trégua, embora os detalhes sobre a implementação do acordo ainda não tenham sido divulgados.