Um levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), divulgado nesta terça-feira (8), revela que a safra de etanol 2025/26, iniciada em 1º de abril, apresentou uma queda de 40,4% nas vendas na primeira semana de julho em comparação ao período anterior. O volume de etanol hidratado vendido no Estado de São Paulo foi quase 20 milhões de litros inferior ao registrado anteriormente.
Os dados indicam que os compradores se mantiveram abastecidos com aquisições anteriores, resultando em uma diminuição da atividade no mercado. Por outro lado, as usinas, com estoques reduzidos, mantiveram os preços em sua maioria. Apesar da queda nas vendas, os preços do etanol oscilaram pouco, com o etanol hidratado sendo cotado a R$ 2,6055 o litro, uma leve queda de 0,17% em relação ao período anterior.
O Cepea também observou que, embora o preço do etanol hidratado tenha registrado o quinto período consecutivo de queda no mercado spot, essa tendência perdeu força devido à firmeza dos vendedores nos preços. Fatores como chuvas nas regiões produtoras e a valorização do petróleo no mercado internacional contribuíram para a dinâmica de preços do biocombustível em São Paulo. O indicador do etanol anidro, por sua vez, fechou a R$ 2,9996 o litro, apresentando um aumento de 0,11% no mesmo período.