O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou, nesta quinta-feira (17), informações sobre a queda de um avião de instrução ocorrida em 1° de julho em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. O acidente resultou na morte do instrutor de voo Abner Casagrande de Oliveira, de 41 anos, e do estudante Felipe Coiado Gomes, de 23 anos.
Segundo o relatório do Cenipa, a aeronave de pequeno porte, modelo CAP-4, prefixo PP-RDJ, realizava um voo local de instrução quando, durante uma manobra próxima ao solo, perdeu o controle e colidiu com o terreno. O voo teve início no Aeródromo Professor Eribelto Manoel Reino, em São José do Rio Preto.
Um vídeo obtido pelo Estadão mostra o momento da queda, com a aeronave descendo em alta velocidade. O relatório não especifica a altura em que o avião estava no momento da manobra. Além disso, o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) indicou que o certificado de verificação de aeronavegabilidade da aeronave expiraria no dia do acidente, embora estivesse regular até então.
Fabricada em 1943, a aeronave, conhecida como Paulistinha, pertencia ao Aeroclube de São José do Rio Preto, que não se manifestou sobre o incidente. Abner Casagrande, natural de Rio Preto, havia se formado recentemente, enquanto Felipe Coiado Gomes residia em Potirendaba e estava em treinamento com o instrutor.