O Ministério da Saúde e o Governo do Ceará anunciaram um investimento de R$ 362 milhões para aprimorar a saúde pública no estado, com foco em Fortaleza e cidades do interior. O anúncio foi feito durante a visita do ministro Alexandre Padilha a Fortaleza, onde estiveram presentes o governador Elmano de Freitas e a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho.
Os recursos serão utilizados para reativar leitos, adquirir equipamentos e custear hospitais, além de permitir a realização de 2,9 mil cirurgias e 11,8 mil exames mensais em 14 unidades de saúde da capital. Parte do investimento é oriunda do Programa Agora Tem Especialistas, que visa reduzir a fila de espera por consultas no SUS, incluindo parcerias com a rede privada.
O governador Elmano de Freitas destacou a importância dos novos investimentos para a saúde pública em todo o Ceará, especialmente na ampliação da oferta de serviços de alta complexidade. O interior do estado receberá R$ 161,3 milhões, com repasses federais proporcionais à ampliação das estruturas de atendimento, beneficiando diversas regiões, como Cariri e Sobral.