O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou a Operação Alerta Vermelho nas Escolas entre os dias 30 de junho e 4 de julho, em celebração ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado em 2 de julho. A iniciativa, parte da Semana de Prevenção Contra Incêndios, teve como objetivo promover a cultura da prevenção entre as gerações futuras, atingindo mais de 6 mil crianças em diversas regiões do estado.
Durante a operação, bombeiros militares e comunitários ministraram palestras educativas sobre os riscos de incêndio e formas de prevenção. Os estudantes receberam um questionário adaptado do Home Fire Inspection, da National Fire Protection Association (NFPA), para ser preenchido em casa com suas famílias, visando avaliar as condições de segurança das residências e obter feedback sobre os serviços prestados pela corporação.
O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, destacou a importância da iniciativa para disseminar informações sobre segurança e prevenção. "Com as respostas trazidas pelas famílias, podemos compreender melhor onde deve estar o nosso olhar na hora da orientação à população", afirmou. Municípios como Blumenau e Ituporanga se destacaram na mobilização, com ações que envolveram centenas de crianças e educadores.
No Vale do Itajaí, o 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM) finalizou a operação com palestras em oito escolas, alcançando 546 alunos. Na região do Alto Vale, ações foram realizadas em colégios de Ituporanga, onde as crianças foram incentivadas a se tornarem multiplicadoras de conhecimento sobre segurança contra incêndios, levando informações que podem salvar vidas para suas casas.