A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou, nesta terça-feira (22), os finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, que visa reconhecer a produção acadêmica nacional nas áreas científicas, técnicas e profissionais. Criado em 2024, o prêmio tem como objetivo dar visibilidade às contribuições dessas áreas para o desenvolvimento do Brasil.
Sevani Matos, presidente da CBL, expressou entusiasmo pela proximidade da cerimônia de premiação, que ocorrerá no dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. "O Jabuti Acadêmico representa uma importante forma de reconhecimento das obras acadêmicas que tanto nos orgulham", afirmou Matos em nota.
As categorias do prêmio estão organizadas em dois eixos: Ciência e Cultura, que abrange 23 áreas de conhecimento, e Prêmios Especiais, que contempla divulgação científica, ilustração e tradução. Os vencedores receberão uma estatueta e um prêmio de R$ 5 mil, enquanto as editoras das obras premiadas também serão agraciadas com uma estatueta do Jabuti Acadêmico.
Neste ano, a obra 'Metodologia do Trabalho Científico', de Antônio Joaquim Severino, foi homenageada como Livro Acadêmico Clássico, e o sociólogo José de Souza Martins foi reconhecido como Personalidade Acadêmica do prêmio, em virtude de sua contribuição significativa ao campo acadêmico.